Pular para o conteúdo
Início » Doces e Quitutes » Aprenda a fazer trufas de chocolate para presentear, vender ou servir em ocasiões especiais!

Aprenda a fazer trufas de chocolate para presentear, vender ou servir em ocasiões especiais!

Trufas de chocolate são uma ótima opção para servir nas festas com alternativa ao brigadeiro, presentear ou até fazer para vender e ganhar uma renda extra!

Essa receita que gosto muito de fazer leva conhaque, afinal o toque da bebida que traz aquele sabor especial das trufas. Se preferir você pode substitui-lo por whisky ou licor.

Publicidade

Se você quer fazer trufas para vender aposte na criatividade e variedade de sabores! No final da receita deixei algumas sugestões para incrementar a textura e sabores. Ah, o legal é que você também pode fazer a “massa” e congelar para finalizar depois!

Trufas de chocolate
Trufas de chocolate

Como fazer trufas de chocolate

INGREDIENTES

  • 1 lata de creme de leite
  • 300 g de chocolate meio amargo picado
  • 2 xícaras (chá) de chocolate em pó
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de conhaque ou whisky

MODO DE PREPARO

  1. Em um recipiente, aqueça o creme de leite em banho-maria.
  2. Junte o chocolate meio amargo picado, mexendo até obter uma pasta homogênea.
  3. Retire do banho-maria e misture 1 xícara (chá) do chocolate em pó.
  4. Junte a manteiga e o conhaque, misture até ficar homogêneo e leve à geladeira por cerca de 24 horas.
  5. Por fim, faça bolinhas, passe no restante do chocolate em pó e conserve-as em local fresco.

Cobertura para Trufas

Se preferir, faça uma cobertura de chocolate para as trufas, derretendo 2 tabletes de chocolate meio amargo em banho-maria e fazendo a temperagem.

Publicidade

Para isso, retire o chocolate do banho-maria e continue mexendo, no próprio recipiente refratário ou em uma superfície de mármore, até que esteja frio (verifique a temperatura encostando um pouco de chocolate no lábio: a sensação deve ser de frio. Se tiver um termômetro, a temperatura deve ser de 28°C).

Mergulhe as trufas uma a uma, escorra-as sobre um tabuleiro forrado com papel-alumínio e leve para gelar por 1 hora. Após esse processo, passe as trufas no chocolate em pó e sirva.

Publicidade

Mais sabores de Trufa

  • Trufas de café: Adicione 6 colheres (sopa) de café solúvel dissolvido em 1 colher (sopa) de água quente e misture ao recheio depois de pronto. Leve à geladeira e banhe as trufas com o Chocolate, como indicado na receita.
  • Trufas de Laranja: Substitua o conhaque do recheio por 2 colheres (sopa) de licor de laranja. Leve à geladeira e banhe as trufas com o chocolate, como indicado na receita.
  • Trufas Crocantes de Nozes: Prepare o recheio como indicado na receita. Adicione 1 xícara (chá) de nozes ou castanhas-de-caju  picadas. Leve à geladeira e banhe as trufas com o Chocolate, como indicado.

Como congelar trufas

Se desejar, congele as trufas sem passar no chocolate em pó ou a massa sem enrolar. Deixe no freezer por até 3 meses. Para descongelar, deixe-as em geladeira por cerca de 3 horas, para então passar no chocolate em pó e mantenha em local fresco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *