Pular para o conteúdo
Início » RECEITAS SALGADAS » Veja como fazer o pão de alho perfeito!

Veja como fazer o pão de alho perfeito!

Esse pão de alho caseiro é o aperitivo perfeito para compartilhar com as visitas e amigos em um churrasco, ou servir como acompanhamento de uma refeição em família. 

Nessa receita vamos fazer um pão inteiro, com muito queijo, maionese e alho. Você pode servir esse pão de alho com um molho vinagrete ou outro molho caseiro de sua preferência. 

Publicidade

Você pode usar um pão inteiro como na foto, ou fazer a mesma receita com uma baguete, pão francês, pão bolinha, etc. A receita é adapatável a quase todos os tipos de pães, desde que tenham uma casca mais crocante e bastante miolo.

pão de alho

Como fazer o pão de alho perfeito

INGREDIENTES

  • 1 pão inteiro tamanho médio (1 baguette ou 6 pães franceses)
  • 1 pote de maionese pequeno
  • 4 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (sopa) salsa picada
  • Pimenta preta moída
  • ½ xícara de queijo mussarela picado
  • ½ xícara de queijo parmesão
  • Sal

DICAS: Você pode incrementar essa receita com linguiça, bacon ou presunto picadinho. Se optar por usar linguiça e bacon, fique atento a quantidade de sal, já que esses ingredientes são bem salgados! Os queijos também podem ser alterados por queijo brie, pedacinhos de provolone ou outro de sua preferência.

Publicidade

MODO DE PREPARO

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Usando uma faca serrilhada, corte o pão em ambas as direções, certificando-se de não cortar até a base. Os cortes devem deixar o pão como uma “grade” quadriculada (como na foto).
  3. Em seguida, misture uma tigela, a maionese, o alho amassado e a salsa picada. Tempere com uma pitada de sal e pimenta a gosto.
  4. Pincele o pão com a mistura, certificando-se de rechear bem entre os cortes de pão. Você pode usar um pincel ou uma colher para colocar a pasta de alho entre os cortes.
  5. Em seguida, recheie com mussarela e parmesão, depois embrulhe o pão com papel alumínio.
  6. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo esteja bem derretido.
  7. Se preferir uma casca mais crocante por fora, retire o papel alumínio do pão e volte ao forno por mais 5 minutos para gratinar por cima.

1 comentário em “Veja como fazer o pão de alho perfeito!”

  1. Esse pão de alho , fica muito bom,
    Pra ficar o gosto do alho,ao cortar o alho,eu tiro o fio que fica dentro do alho , assim não fica muito forte o gosto do alho ,foi uma dica , é assim que faço os alimentos que vai alho crú cr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *