Pular para o conteúdo
Início » Bolos e Tortas » Bolo de cenoura vulcão de liquidificador, uma explosão de sabores e muita cobertura a cada fatia!

Bolo de cenoura vulcão de liquidificador, uma explosão de sabores e muita cobertura a cada fatia!

Se você gosta de bolo de cenoura vai se apaixonar por essa receita de bolo de cenoura vulcão! Massa leve e fofinha com muita cobertura de chocolate, no melhor efeito vulcão que escorre a cada fatia cortada… aqui nenhum pedaço fica sem cobertura!

O preparo feito no liquidificador garante uma massa homogênea e sem pedacinhos indesejados de cenoura, mas o truque vem depois dessa etapa! Peneirar a farinha de trigo e o fermento, além de incorporar eles na massa com um fuê, serão essênciais para a leveza do seu bolo.

- Continua após Publicidade -

O fuê garante a entrada de ar na massa, o que ajuda a deixar aquela textura mais levinha. E uma massa leve contrasta super bem nesse tipo de bolo, que já é mais carregado na cobertura. Só façam gente, vocês vão amar o resultado!

Bolo de cenoura vulcão
Bolo de cenoura vulcão

Como fazer bolo de cenoura vulcão

INGREDIENTES

Massa

  • 3 ovos
  • 200ml de óleo
  • 250g de cenoura picada
  • 1 e ½ xícaras de açúcar (240g)
  • 2 xícaras de farinha de trigo (280g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura

  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • 100g de chocolate ao leite derretido (ou meio amargo)
  • ⅓ xícara de chocolate granulado (opcional)

MEDIDA FORMA: 20cm de diâmetro

- Continua após Publicidade -

MODO DE PREPARO

Massa

  1. Antes de começar pré-aqueça o forno a 180°C e já deixe sua forma untada e enfarinhada. 
  2. Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar, a cenoura picada e bata por 3 minutos até obter uma mistura homogênea.
  3. Transfira a mistura para uma tigela e adicione a farinha de trigo e o fermento em pó peneirados. Misture com um fuê até que a massa fique lisinha.
  4. Despeje a massa na forma previamente untada e enfarinhada e leve para assar em forno prá-aquecido (180°C) por cerca de 35 minutos ou até que ao espetar palito ele saia limpo.

Cobertura

  1. Numa panela (ainda fora do fogo) coloque o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga e o creme de leite. Misture bem até ficar homogêneo.
  2. Leve ao fogo baixo e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo sempre, até ficar com uma textura cremosa e começar a desgrudar do fundo da panela.
  3. Dica: Não precisa chegar no ponto de brigadeiro de enrolar, a cobertura precisa ser mais cremosa para escorrer bem sobre o bolo.
  4. Por último, adicione o chocolate derretido e misture bem.
  5. Desenforme o bolo, despeje a cobertura por cima e no circulo interno do bolo, assim quando for cortar vai escorrer bem.
  6. Dica: Se a cobertura esfriar e engrossar, basta aquecê-la em fogo baixo antes de despejar no bolo.
  7. Por fim, decore com chocolate granulado e aproveite!

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receber receitas exclusivas diariamente! Além de ser grátis, você vê nosso conteúdo novo em primeira mão ENTRE NO GRUPO AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *