Pular para o conteúdo
Início » Dicas de alimentação » Aprenda a fazer banha de porco para cozinhar e não compre mais óleo vegetal! Mais econômico e mais saudável!

Aprenda a fazer banha de porco para cozinhar e não compre mais óleo vegetal! Mais econômico e mais saudável!

Hoje vou ensinar como fazer banha de porco, e de quebra, aproveitar a pele do toucinho para fazer torresmo pururuca! O preço do óleo está nas alturas né gente, fora que a maioria deles quando aquecidos em altas temperaturas não fazem bem para sua saúde.

A banha de porco, por outro lado, tem tantos benefícios quanto o azeite de oliva sabia? Não é a toa que antigamente a banha era tão usada para cozinhar… sábias vovós! Além de ser mais econômica, com certeza a utilização de banha na cozinha trará mais benefícios para a sua saúde, confira alguns a seguir.

- Continua após Publicidade -

Benfícios da banha de porco

MAIOR VALOR NUTRICIONAL! A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Inclusive, essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absorção de cálcio pelo organismo.

PROTEGE O CORAÇÃO! No caso da banha de porco, a composição das gorduras é de 40% (saturadas) e 45% (insaturadas) respectivamente, o que representa um excelente equilíbrio. O alto teor de gorduras insaturadas ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares já que contribui para regular os níveis de triglicerídeos e colesterol, aumentando o “bom” (HDL) e diminuindo o ruim (“LDL”).

- Continua após Publicidade -

ATINGE A TEMPERATURA MAIS RÁPIDO! Como a banha de porco chega à temperatura ideal para fritar os alimentos mais rápido do que os óleos vegetais, é possível diminuir tanto o tempo de preparo quanto o consumo de gás.

Como fazer banha de porco para cozinhar
Como fazer banha de porco para cozinhar

Como fazer banha de porco

INGREDIENTES

  • 1 Kg de toucinho gordo

MODO DE PREPARO 1

  1. Com uma faca grande a afiada retire a pele (capa) do toucinho. Reserve-a para fazer pururuca depois!
  2. Em seguida, corte a gordura em cubos.
  3. Leve uma panela grande ao fogo médio, coloque os cubos de gordura e deixe fritar sem tampar a panela.
  4. De 3 em 3 minutos mexa para que ela solte a gordura e não grude no fundo da panela.
  5. Assim que os cubos de gordura começarem a que querer dourar retire do fogo. Retirar antes de dourar evita que passe o sabor para a banha.
  6. Dica: Os pedaços de gordura que seriam descartados você pode usar para refogar feijão e caldos. Mas é só para refogar mesmo e dar mais sabor, depois disso dispense-os ok.
  7. Separe um vasilha grande e por cima coloque uma peneira (de preferência de metal). Despeje todo o conteúdo da panela para separar a banha líquida dos cubos de gordura.
  8. Transfira a banha para potes de vidro limpos e bem vedados. O rendimento será de aproximadamente 1 litro!
  9. Leve para geladeira por no mínimo 12 horas, só depois desse tempo que estará pronto para uso.
  10. OBS: A banha vai passar de uma cor dourada e líquida para uma cor branca e textura pastosa.
  11. CONSERVAÇÃO E VALIDADE: Dura até meses 6 na geladeira conservada em potes de vidro bem vedados ou até 9 meses congelada.
  12. PURURUCA: Pegue a pele (capa) que retirou do toucinho lá no começo, corte em quadradinhos e frite em um pouco de banha. Simples assim!

Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receber receitas exclusivas diariamente! Além de ser grátis, você vê nosso conteúdo novo em primeira mão ENTRE NO GRUPO AQUI!

- Continua após Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *