Pular para o conteúdo
Início » Lanches e Petiscos » Estaladinhos dourados, sempre que faço essa massinha a galera passa o dia inteiro comendo igual pipoca!

Estaladinhos dourados, sempre que faço essa massinha a galera passa o dia inteiro comendo igual pipoca!

Hoje eu trouxe uma receita que é um verdadeiro sucesso por aqui, os estaladinhos dourados! É sério, é só começar a preparar e o pessoal aqui de casa já começa a rondar a cozinha, porque não tem como resistir a esse petisco!

Você pode variar os toppings no final e transformar esses estaladinhos em inúmeras versões! Sal, queijo ralado, açúcar de confeiteiro, leite em pó, chocolate em pó, ou até uma deliciosa calda de caramelo, o céu é o limite! É só soltar a criatividade na hora de finalizar e surpreender a todos com diferentes sabores e texturas.

- Continua após Publicidade -

Essa massinha é simples de fazer, mas o segredo para alcançar aquela aparência de pipoca está no tempo de descanso da massa e na quantidade de fermento. Esses dois fatores são essenciais para garantir que seus estaladinhos tenham a textura e crocância perfeitas! Quer aprender o segredo? Vamos lá!

Como fazer estaladinhos de 2 min

Como fazer estaladinhos dourados

INGREDIENTES

  • 300 ml de leite
  • 1 ovo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 300g de farinha de trigo

DICA: Você pode finalizar os estalinhos polvilhando sal, queijo ralado, açúcar ou até leite em pó!

- Continua após Publicidade -

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela coloque o leite, ovo, sal, fermento em pó e misture com um fuê até ficar homogêneo.
  2. Em seguida, adicione a farinha de trigo peneirada e misture até obter uma massa homogênea.
  3. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa descansar por 20 minutos.
  4. Depois do tempo de descanso da massa aqueça uma frigideira com óleo.
  5. Pegue uma concha de massa e despeje sobre uma escumadeira, assim a massa cai em pingos no óleo.
  6. Frite toda a massinha até dourar.
  7. Retire e coloque sobre papel toalha para remover o excesso de óleo.
  8. Finalize polvilhando os estalinhos com sal para uma vesão salgada ou açúcar de confeiteiro para uma versão doce.
Estaladinhos dourados
Estaladinhos dourados

Perguntas frequentes

Posso usar leite sem lactose ou leite vegetal nesta receita? Sim, você pode substituir o leite por leite sem lactose ou por leite vegetal, como leite de amêndoa ou de coco. A textura final pode variar um pouco, mas ainda assim ficará deliciosa.

- Continua após Publicidade -

Posso congelar a massa dos estaladinhos para fritar depois? Não recomendamos congelar a massa, pois isso pode afetar a textura e o resultado final dos estaladinhos. É melhor prepará-los frescos para garantir a melhor experiência.

Posso preparar a massa com antecedência e fritar mais tarde? Sim, você pode preparar a massa com antecedência e deixá-la na geladeira por algumas horas antes de fritar. Certifique-se de cobrir bem a massa para evitar ressecamento.

Como fazer uma versão sem glúten dos estaladinhos? Para uma versão sem glúten você pode substituir a farinha de trigo por uma farinha sem glúten, como farinha de arroz, farinha de amêndoas ou farinha multiuso sem glúten. Certifique-se de que todos os outros ingredientes também sejam livres de glúten para evitar contaminação cruzada.

- Continua após Publicidade -

É preciso deixar a massa descansar? Dá diferença no resultado? Sim, pois durante o descanso ocorre a hidratação completa da farinha, o que ajuda a desenvolver o glúten de forma controlada e a tornar a massa mais elástica. Isso resulta em estaladinhos mais macios por dentro e crocantes por fora.

Além disso, o descanso permite que o fermento aja de maneira mais eficaz, ajudando a massa a crescer adequadamente durante a fritura. Embora seja possível preparar os estaladinhos sem deixar a massa descansar, o tempo de repouso contribui significativamente para um resultado final mais satisfatório em termos de sabor e textura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *