Pular para o conteúdo
Início » CURIOSIDADES » Top 5 comidas típicas italianas mais populares

Top 5 comidas típicas italianas mais populares

As comidas típicas italianas conquistaram o paladar dos brasileiros e do mundo. É muito difícil encontrar alguém que não goste de pelo menos um prato italiano. Tradição e culinária é um assunto sério no país, e acima de tudo, valorizam muito os ingredientes frescos.

Com certeza alguma dessas comidas típicas italianas faz parte do seu cardápio!

- Continua após Publicidade -

1. Pizza

Comida típica Italiana

Apesar de ser um ícone da culinária italiana, a pizza não foi inventada na Itália. Egípcios e hebreus já comiam uma massa similar, mas sem molho e sem recheio, como uma espécie de pão sírio. Antes que se tornasse popular, a pizza já era muito consumida pelos mais pobres no Sul da Itália. Posteriormente foi aprimorada e se tornou um prato tradicional.

Ao contrário da pizza brasileira, as pizzas italianas são mais simples, sem coberturas extras ou bordas recheadas. Para eles, o mais importante é sentir o sabor de cada ingrediente. O sabor preferido dos italianos é a tradicional margherita, enquanto no Brasil o sabor mais consumido é a calabresa.

- Continua após Publicidade -

Estados Unidos, Brasil e França são os maiores consumidores de pizza no mundo. No ranking dos países que mais consomem pizza, por incrível que pareça, os italianos estão em quarto lugar.

2. Lasanha

comidas típicas italianas

A lasanha certamente ganhou sua fama e tradição na Itália, tornando-se um prato típico em várias regiões. Porém, não se sabe ao certo se a origem é mesmo italiana, pois a Inglaterra reivindicou os créditos há alguns anos atrás.

- Continua após Publicidade -

No entanto, a lasanha ganhou popularidade graças à região de Bolonha, por produzir a famosa lasanha à bolonhesa. A receita clássica é feita com massa fresca de farinha de trigo e ovos, intercalada com ragu, molho bechamel e queijo parmesão. Trazida por imigrantes italianos para o Brasil no final do século XIX, ganhou outros recheios, como frango, cogumelo, presunto e legumes.

CLIQUE AQUI para conferir nossa receita de lasanha à bolonhesa.

3. Macarrão

O macarrão é sem dúvidas uma das especialidades italianas, e acima de tudo, um símbolo da culinária do país. Levado para a Sicília no século IX, tornou-se um dos pratos mais consumidos pelos italianos. Como outras receitas que ficaram famosas no mundo todo, o macarrão logo se popularizou pela sua praticidade e baixo custo.

- Continua após Publicidade -

As receitas de massas italianas mais conhecidas são o espaguete à carbonara, ao pesto e à bolonhesa. Mas claro que não para por aí! Existem mais de 300 tipos de massas italianas, com inúmeros sabores e recheios.

CLIQUE AQUI para conferir nossa receita de espaguete à carbonara.

4. Polpeta

comidas típicas italianas, polpeta

Esse prato simples e delicioso é conhecido no Brasil como porpeta ou almôndega. Os primeiros registros vêm de meados do século XIV.

- Continua após Publicidade -

A polpeta, como a grande maioria dos pratos tradicionais italianos, surgiu para dar utilidade às sobras de carne. Feito com carne moída (bovina ou suína), e somadas ao pão dormido e ervas frescas, resultaram em uma refeição reforçada e saborosa. Com o passar do tempo, as receitas foram ganhando personalidades locais, com novas variações de molhos, recheios e acompanhamentos. Entretanto, na preparação tradicional Italiana, a polpeta vai para a panela crua e é cozida em molho.

Assim como nas regiões da Itália, também vemos no Brasil muitas variações do modo de preparo. Os famosos bolinhos de carne podem ser fritos, servidos como aperitivo ou ter recheios variados, mas sempre com muito sabor.

5. Gelato

comidas típicas italianas, gelato

O gelato se tornou uma tradição na Itália. Sem dúvidas amado no mundo todo. Diferente do sorvete comum, o gelato é feito artesanalmente e representa a essência da culinária italiana.

Originalmente, eram sucos de fruta e açúcar misturados com neve do Monte Etna. Dessa forma nasceram o sorbet e a granita, os precursores do gelato italiano. O gelato como conhecemos hoje só nasceu em meados de 1660, quando o siciliano Francesco Procopio acrescentou leite às receitas de seus sorvetes. O sorvete italiano possui diversos sabores e respeita a sazonalidade dos ingredientes naturais. Atualmente são combinados com pistache, amêndoas, limões e laranjas, mas também com chocolate e café.

Bateu aquela vontade de comer?

Depois de ver todas essas delícias da culinária italina, aproveite para se inspirar com as receitas super saborosas aqui no Receitas Club Oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *