Tem coisa melhor que bolinho de mandioca sem farinha que fica super crocante e com uma massa que derrete na boca?!
Esse bolinho de mandioca é feito com recheio de calabresa (mas que pode ser feito com qualquer recheio) delicioso e tão fácil que você consegue fazer ainda hoje na sua casa.
Pra agilizar o cozimento da mandioca é essencial usar uma panela de pressão. Depois disso é só fazer um purê, misturar com os outros ingredientes e tá pronta a sua massa! Se quiser um acompanhamento especial, que tal fazer um molho barbecue caseiro ou uma maionese verde temperada?!
Como fazer bolinho de mandioca sem farinha
INGREDIENTES
- 1 Gomo de linguiça calabresa
- ½ cebola roxa picada
- 1 tomate picado sem sementes
- Cheiro verde a gosto
- Suco de 1 limão
- 500g de mandioca
- 500ml de água
- 1 Colher (chá) de Sal
- ½ xícara (chá) de amido de milho
- Ovo (para empanar)
- Farinha de Rosca ou Panko (para empanar)
- Óleo (para fritar)
MODO DE PREPARO
Começando pelo recheio!
- Em um processador coloque a linguiça calabresa, e bata até ficar bem triturado.
- Em seguida, coloque em uma tigela e junte com a cebola roxa e tomate picados, cheiro verde (a gosto), suco do limão, misture muito bem e reserve.
Fazendo a massa!
- Em uma panela de pressão coloque a mandioca, 500ml de água, e leve para cozinhar por cerca de 30 minutos ou até ficar macia.
- Assim que estiver bem molinha, coloque em uma tigela e amasse com um garfo até ficar um purê, e nesse processo quando aparecer aquela fibra do meio é só tirar.
- Acrescente o sal, o amido de milho, misture bem até ficar uma massa cremosa e leve para geladeira por uns 30 minutos.
Hora da montagem!
- Unte as mãos, pegue um pouco de massa, modele uma bolinha, abre uma cavidade e coloque o recheio.
- Em seguida, passe em ovo batido, depois na farinha de rosca (ou farinha panko), e frite em óleo bem quente até dourar.
- Por fim, coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo e depois é só aproveitar!
DICAS
ASSADO NA AIRFRYER: Sempre bom dar uma pincelada de óleo ou azeite para ajudar a dar uma crocrância a mais. A textura não fica igual aos bolinhos fritos no óleo, mas também fica gostoso.
RECHEIO: Pode ser qualquer coisa ou até sem recheio, mas lembre-se de usar recheios secos e sem molhos para não afetar a textura da massa.
MASSA MOLE? Se a sua massa ficar mole coloque um pouco mais de maisena, a quantidade depende muito da umidade da mandioca então pode ter uma variação para mais ou menos.
CONSERVAÇÃO: Frito ou cru pode ser mantido por até 3 meses no freezer e na geladeira consumir em até 7 dias.
-
Folhado assado de espinafre, massa dourada e crocante com recheio cremoso e irresistível!
O folhado assado de espinafre é perfeito para servir no lanche da tarde, como jantar ou até mesmo em um brunch de final de semana.
-
Quando você tiver batata e cebola em casa, prepare esses bolinhos!
A combinação de batata e cebola resulta em um sabor incrível, e a textura crocante por fora e macia por dentro vai surpreender!
-
Sem farinha! Minha sogra me ensinou e agora todo mundo quer a receita!
Eles ficam crocantes por fora e super saborosos por dentro, e você pode até personalizar o recheio ao seu gosto, usando temperos variados ou adicionando queijos.
-
Aprendi essa receita com minha tia, é a mais pedida na marmitaria dela!
Rolinhos delícia, aprendidos com minha tia, são sucesso na marmitaria dela! Perfeitos para qualquer ocasião, esses rolinhos versáteis e saborosos vão te conquistar!