Pular para o conteúdo
Início » DICAS » 5 receitas caseiras para limpar panelas queimadas

5 receitas caseiras para limpar panelas queimadas

Você sabia que é possível limpar panelas queimadas com itens comuns da sua dispensa? Na correria do dia a dia, ou até mesmo por distração, dar aquela queimadinha na comida é uma situação que pode acontecer.

Mesmo deixando a panela de molho nem sempre é possível deixá-la como antes, principalmente quando queima o fundo. Em alguns casos, lavar com água, detergente e esponja não será o suficiente para “salvar” a sua panela.

Publicidade

Saber como limpar bem suas panelas é essencial! Além de mantê-las por mais tempo, você evita que soltem resíduos nos alimentos. Tente esses truques caseiros super populares!

Veja 5 receitas caseiras para limpar panelas queimadas

Receitas caseiras para limpar panelas queimadas

1. Água e sal: para limpezas mais leves, quando a comida não está muito grudada.

Antes de tudo, lave a panela com água, esponja e detergente, tirando o excesso de sujeira. Em seguida, deixe a panela imersa em água bem quente e adicione duas colheres (sopa) de sal. Deixe de molho por 15 minutos e depois esfregue os locais que ainda tem sujeira. Se ainda assim não sair todo o resíduo, repita o procedimento. 

Publicidade
  • DICA IMPORTANTE! Não use palha de aço em panelas antiaderentes, pois pode danificar o revestimento. 

2. Vinagre branco: você pode usar em utensílios de inox e alumínio

O vinagre branco é outra opção caseira que você pode usar em utensílios de inox e alumínio. Sua acidez faz com que a gordura desgrude da superfície e facilite a limpeza.

Primeiro, encha a panela ou frigideira com água até cobrir a parte queimada. Quando a água começar a ferver, adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco e espere até que os resíduos comecem a desprender. Por fim, aguarde a panela esfriar e esfregue com uma esponja de aço.

Publicidade

3. Bicarbonato de sódio: para limpar panelas queimadas ou muito manchadas

Outro ingrediente que é popular para a limpeza da casa, e também é um ótimo aliado para limpar panelas queimadas ou muito manchadas!

  • Opção mais rápida: Polvilhe 1 colher (sopa) de bicarbonato sobre a parte suja da panela. Em seguida, adicione um pouco de água e deixe 5 minutos no fogo baixo. Depois que a panela esfriar, esfregue com palha de aço sobre a pasta formada.
  • Opção mais demorada: Essa maneira é igualmente eficiente, porém é necessário mais tempo. Ferva água na panela danificada (o local com sujeira deve estar coberto). Em seguida, adicione duas colheres pequenas de bicarbonato de sódio e deixe de molho até o dia seguinte. Durante a noite, os resíduos começarão a soltar e ficará mais fácil retirar a camada suja.

4. Limão: facilita limpeza e dá birlho em panelas e fogão

Além de ser uma ótima alternativa para limpar suas panelas, o limão pode limpar aquele rastro de sujeira que insiste em ficar no seu forno! A acidez do limão facilita a limpeza e pode deixar tudo brilhando como novo.

Ferva água com algumas rodelas de limão por alguns minutos. Assim que a panela estiver fria, retire a água e esfregue com uma esponja para retirar a sujeira.

O mesmo procedimento pode ser feito para limpeza do fogão! Coloque rodelas de limão em uma forma com água e deixe no fogão até pegar fervura. Aguarde o fogão esfriar, retire a forma e esfregue a gordura. Caso a sujeira não saia facilmente, significa que deve deixar a água com limão ferver por mais tempo!

5. Molho de tomate: eficaz na remoção de restos de açúcar queimado

O molho de tomate também é um bom aliado, a acidez do tomate é muito eficaz na remoção de restos de açúcar queimado. Primeiro, encha a panela com água até cobrir completamente a parte queimada. Em seguida, adicione duas colheres (sopa) de molho de tomate e ferva. Os resíduos devem se soltar durante a fervura. Depois é só aguardar a panela esfriar e lavar normalmente.

Publicidade

Todos esses truques caseiros para limpar panelas queimadas são menos agressivos que produtos químicos, afinal, a intenção é “salvar” seus utensílios, e não danificá-los. Ressaltamos novamente que é importante tomar cuidado com panelas de superfícies antiaderentes. Para esse tipo de material não é recomendado o uso de palha de aço ou métodos mais abrasivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *