Hoje em dia eu trabalho em casa, mas passei muitos anos na correria do dia a dia de cidade grande! Me via levando horas para ir e voltar do trabalho, buscar filho na escola e chegava em casa exausta…aí vocês já podem imaginar como era o jantar!
Fazia as opções mais rápidas (vulgo industrializadas) como nuggets, salsicha, pizza ou algum congelado pronto que era só esquentar. Porém depois que comecei a tomar gosto pela cozinha, meu olhar para alimentação mudou bastante.
Então, comecei a me planejar melhor e fazer vários preparos deixando algumas opções mais saudáveis semiprontas e congeladas. Aos domingos preparo as comidas da semana, e tenho algumas dicas incríveis que quero compartilhar!
1. Escolha bons ingredientes!
Sempre que possível, opte por ingredientes frescos, de preferência compre os da estação, porque acabam sendo mais em conta. Cozinhe os ingredientes frescos por menos tempo se for congelar!
Por exemplo, se for fazer brócolis, deixe-o no ponto al dente, já que ao reaquecer o calor irá finalizar o cozimento. Utilize menos temperos de modo geral, porque o frio acentua e realça o sabor, dessa forma pode ficar salgado demais. Deixe para ajustar o tempero depois que descongelar!
2. Dê um choque térmico antes de congelar!
Como citei anteriormente, é importante cozinhar os alimentos por menos tempo. Então dar um choque térmico é uma boa alternativa para parar o cozimento!
Para isso, coloque o alimento quente em água bem gelada ou com gelo. Além de ajudar a conservar melhor o sabor, mantém a cor dos alimentos.
Após esse processo, você pode separar em porções, colocar em embalagens próprias, etiquetar e colocar no congelador. Esse processo serve para alimentos preparados sem molho ok? Carnes, arroz, sopas e molhos obviamente não se encaixam aqui!
3. Qual é o melhor recipiente para congelar alimentos?
Esse é um tópico importante para se preocupar quando for acondicionar os alimentos! Eu acreditava que vidro era a melhor opção, até entender que tudo que é congelado acaba se expandindo e o recipiente de vidro pode estourar.
Os recipientes de vidro são ótimas opções para geladeira, mas para congelamento é melhor evitar! Se optar por recipientes de plástico, verifique se eles são indicados para freezer e micro-ondas. A melhor opção de recipiente é o rígido, lavável e com tampa.
As embalagens transparentes também facilitam muito para identificar o alimento. Quando for colocar os alimentos nos recipientes, lembre-se de deixar um espaço de 2 cm ou um dedo.
Eu já cometi o erro de encher o pote até a boca e depois de congelado o alimento expandiu e transbordou. Mas pronto, lição aprendida! Se você tem um freezer com pouco espaço, também existem várias opções de sacos plásticos indicados para congelamento.
4. Use etiquetas e organize o freezer!
Assim que for levar a comida ao congelador, coloque etiquetas com a data do preparo e o tipo do alimento nos recipientes! Isso evita o desperdício e facilita na identificação.
Use recipientes de tamanhos adequados! Pequenos para porções individuais e grandes para refeições para toda a família. Dessa forma você otimiza o espaço do seu freezer.
Evite encher o freezer demais! É importante deixar um espaço para que o ar frio circule bem e mantenha a comida sempre bem conservada.
5. Como congelar legumes, frutas e verduras
Costumo congelar os legumes, verduras e frutas separadamente e misturar só na hora de servir. Dessa forma, você pode escolher combinações diferentes quando for descongelar.
Congelar esses alimentos é uma mão na roda, já que os legumes podem durar até 12 meses, as verduras até 3 meses, e as frutas podem ser armazenadas no freezer por até 6 meses.
Além disso, é uma ótima forma de ter acesso a opções que estão fora da época. Mas é importante ressaltar que para cada tipo há um processo e tempo diferente, já que alguns legumes e verduras devem ser escaldados e algumas frutas podem oxidar!
Então vou deixar o Link de uma tabela bem completa para que você possa conferir o preparo e método de congelamento para várias opções de legumes, frutas e verduras.
As verduras e legumes congelados em porções menores podem ir direto para a panela sem precisar descongelar. Mas se for usar uma porção maior, descongele na geladeira um dia antes do uso.
No caso das frutas em polpa você não precisa descongelar para usar, já as frutas em pedaços maiores ou inteiras devem ser descongeladas na geladeira.
6. Dá para congelar arroz?
Convenhamos que ter arroz, carne e legumes congelados já facilita muito a vida! Para congelar o arroz ele deve estar frio. Uma dica importante é deixar um espaço entre o arroz e a tampa, e colocar uma camada de plástico filme ou papel alumínio. Assim evita que criem cristais de água na tampa.
Para descongelar, deixe na geladeira um dia antes, tire a tampa e coloque algumas gotinhas de água. Depois é só aquecer o arroz no micro-ondas e está pronto para ser consumido.
Gosto de fazer também algumas variações com o arroz e as vezes acrescento brócolis ou cenoura que também foram congelados.
7. Como congelar carnes prontas
Você pode optar por congelar pequenas porções de carne pronta ou uma porção maior para a família toda.
Você pode congelar a carne com o molho junto ou separado, particularmente gosto de congelar tudo junto porque acho mais prático. Quando for usar, coloco na geladeira de um dia para outro para descongelar e finalizo na panela!
Uma dica preciosa é preparar molhos diferentes, assim cada porção que você descongelar parece um prato novo. Por exemplo, se faço uma carne de panela com molho vermelho, em uma das porções descongeladas eu acrescento creme de leite, em outra adiciono legumes picados e por aí vai!
8. Como congelar macarrão
O macarrão é um pouco mais complicado de congelar, mas é possível sim! Assim como alguns legumes e verduras, você deve cozinhar a massa até o ponto al dente, já que o reaquecimento vai finalizar o cozimento.
Congele somente depois que esfriar completamente e consuma em até 3 meses. Quando congelo a massa sem molho, normalmente adiciono um pouco de azeite para que ela fique soltinha na hora do descongelamento.
Mas você pode congelar com molho também…neste caso lembre-se de parar o cozimento da massa bem antes, afinal até o molho esfriar vai continuar o cozimento e quando for reaquecer pode passar do ponto!
9. Como congelar sopas e caldos
Acho que essa deve ser a minha opção preferida para congelados, e a mais prática! Costumo fazer uma panelona de sopa, com batatas, muitos legumes e verduras, depois bato tudo no liquidificador até virar um creme, separo em várias porções e congelo.
Durante a semana vou consumindo as porções e variando a finalização do preparo, acrescentando mais temperos. Se vou usar creme de leite, por exemplo, deixo para colocar só depois de descongelar, porque o sabor não fica igual se congelar com ele.
Se for congelar uma sopa com legumes em pedaços, deixe-os com uma consistência mais firme, na hora de aquecer vai cozinhar mais um pouco e assim evita que eles se desmanchem. Ah, e aquele toque final com salsinha é melhor deixar para colocar na hora que for servir!
10. Como congelar pão
Lembro que quando era pequena minha mãe sempre congelava pão francês. Isso porque morávamos em uma cidadezinha que não tinha nem padaria, pasmem!
Então ela ia até a cidade mais próxima comprava um monte de pão francês, congelava e íamos consumindo durante a semana. É também uma ótima forma de não dispensar o pão que sobrou e conservá-lo!
E você pode congelar pão francês, pão forma, normal ou integral, totalmente assado ou pré-assado. Para congelar os pães não tem mistério, é só garantir que fique o mínimo de ar possível dentro do plástico e vedar bem antes de congelar.
Assim como falei anteriormente, fique de olho na data de fabricação e coloque uma etiqueta para não esquecer. O tempo de congelamento dos pães não deve ultrapassar dois meses!
Quando for consumir, tire do congelador e deixe o pão descongelar em temperatura ambiente. Depois leve ao forno em temperatura baixa somente para aquecer!