A bruschetta é uma receita tradicional da Itália, a princípio surgiu como uma maneira de servir e comer pão velho.
Originalmente é feita com pão italiano regado com azeite de oliva, esfregado com alho e sal. É uma preparação simples que não requer muito trabalho, e definitivamente o aperitivo ideal para qualquer ocasião.
Tudo que você precisa é de ingredientes frescos, dessa forma você terá um resultado ainda mais saboroso! Essa receita de bruschetta é uma ótima opção para fazer para visitas, acompanhado de um bom vinho ou até mesmo para servir de complemento a uma refeição.
Como fazer bruschetta de tomate
INGREDIENTES
- 2 tomates maduros
- 2 dentes de alho
- ½ xícara de azeite de oliva
- Manjericão fresco
- 1 pão baguete
- Sal e pimenta
- ½ limão (suco)
* Tradicionalmente, a bruschetta clássica não tem suco de limão, então você decide se deseja incluir!
MODO DE PREPARO
- Primeiro retire o caroço dos tomates, corte em cubinhos pequenos e reserve.
- No mesmo recipiente adicione o azeite, o sal, a pimenta e um dente de alho bem picadinho. Por último, adicione o suco de limão.
- Em seguida, misture tudo e deixe marinar por 30 minutos na geladeira para que os sabores se intensifiquem.
- Enquanto os tomates marinam, corte o pão em fatias e regue com um fio de azeite de oliva.
- Pré-aqueça o forno a 200°C e depois diminua a temperatura para 180°C.
- Quando o forno estiver quente coloque os pães para dar uma leve torrada (não deixe torrar muito, pois voltará ao forno com a marinada de tomates).
- Depois que os pães estiverem semi torrados, esfregue um dente de alho cortado sobre a torrada.
- Logo depois cubra com a marinada de tomates e leve ao forno por mais uns minutinhos. * Como o forno já estará quente fique de olho para não torrar demais!
- Por fim, adicione pequenas folhinhas de manjericão fresco por cima das torradas após retirar do forno e sirva!
Dicas para deixar sua receita ainda mais saborosa!
Para as bruchettas ficarem crocantes igualmente por dentro e por fora (miolo e casca), o ideal é usar pão do dia anterior. Não é a toa que a receita tradicional italiana usava pães velhos, definitivamente o resultado fica bem melhor!
Como alternativa você pode fazer a mesma versão dessa receita com tomates cereja, cogumelos, abobrinha, berinjela ou queijos. Se preferir uma versão fit utilize pão sem glúten.
Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba receitas exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI é grátis, e você recebe em primeira mão as nossas delícias!
-
Folhado assado de espinafre, massa dourada e crocante com recheio cremoso e irresistível!
O folhado assado de espinafre é perfeito para servir no lanche da tarde, como jantar ou até mesmo em um brunch de final de semana.
-
Quando você tiver batata e cebola em casa, prepare esses bolinhos!
A combinação de batata e cebola resulta em um sabor incrível, e a textura crocante por fora e macia por dentro vai surpreender!
-
Sem farinha! Minha sogra me ensinou e agora todo mundo quer a receita!
Eles ficam crocantes por fora e super saborosos por dentro, e você pode até personalizar o recheio ao seu gosto, usando temperos variados ou adicionando queijos.
-
Aprendi essa receita com minha tia, é a mais pedida na marmitaria dela!
Rolinhos delícia, aprendidos com minha tia, são sucesso na marmitaria dela! Perfeitos para qualquer ocasião, esses rolinhos versáteis e saborosos vão te conquistar!