Pular para o conteúdo
Início » Frutos do mar » Peixe grelhado, como fazer o peixe perfeito na frigideira ou churrasqueira

Peixe grelhado, como fazer o peixe perfeito na frigideira ou churrasqueira

Peixe grelhado é perfeito para um almoço ou jantar mais leve. Por serem mais delicados e perecíveis do que carne vermelha ou frango, deixo temperado na geladeira no máximo de um dia para o outro.

Para grelhar os filés tudo vai depender do quão bom é o antiaderente da sua panela. Se for dos bons, só é necessário um tiquinho de azeite espalhado com papel toalha basta. Se o antiaderente não estiver tão bom, você precisa de mais de azeite ou óleo.

Agora o truque: antes de grelhar o peixe na frigideira, é necessário secá-lo com um papel toalha. Isso porque como ele estava temperado, provavelmente soltou muito líquido, e se você coloca-lo diretamente na frigideira, além de cozinhar e não grelhar o peixe há chance de grudar com mais facilidade.

Peixe grelhado
Peixe grelhado

Como fazer peixe grelhado

INGREDIENTES

  • 500g de filé de peixe (linguado, tilápia, salmão ou outro)
  • ½ colher (chá) de sal
  • Suco de 1 limão
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Pimenta do reino moída na hora a gosto

MODO PREPARO

  1. Tempere o peixe com o sal, o suco de limão, pimenta do reino e metade do azeite. Reserve e deixe marinar por no mínimo 1 hora antes de grelhar.
  2. Aqueça a frigideira por alguns segundos, mas como o peixe é bem delicado não precisa estar saindo fumaça para você adiciona-lo.
  3. Coloque os filés e abaixe o fogo (deixe entre médio e mínimo).
  4. A proteína do peixe demora mais para formar aquela “casquinha” na base que está em contato com a frigideira então nada de ficar mexendo e virando o peixe. Espere desgrudar para virar. Use espátulas mais largas para essa tarefa.
  5. Dica: Se você for grelhar mais de uma “leva” de peixes na mesma frigideira, é só limpar aquela “borra” que se forma com o papel toalha antes de colocar mais filés.
  6. Como parte do tempero foi retirado quando o peixe foi seco com papel toalha, você pode acrescentar mais um pouco de sal depois de grelhado.

Vai fazer o peixe grelhado na churrasqueira? Veja essas dicas!

Muitas pessoas gostam de fazer o peixe na grelha da churrasqueira, no entanto, nem sempre o resultado fica como esperado porque é bastante comum que ele grude no acessório. Mas é possível minimizar as chances do seu peixe grudar na grelha com alguns truques bem simples!

1. Use papel alumínio

A primeira dica é usar um papel alumínio entre a grelha e o peixe, assim, o alimento gruda apenas no papel. Ao usar o papel alumínio, o melhor é que o peixe esteja aberto e seja colocado sobre ele o lado onde está a pele. Assim, é ela quem gruda no alumínio, evitando o desperdício, já que essa parte do alimento não costuma ser consumida.

2. Conhece o truque da batata?

Outra dica para evitar que o peixe grude na grelha é usando uma batata! Assim que a sua grelha aquecer, antes de colocar o peixe sobre ela, passe uma batata (cortada) sobre o acessório. Ao ser passada no aramado a batata libera o seu amido, e essa substância combinada com o calor funciona como um antiaderente.

3. Unte a grelha com óleo

Você também pode untar levemente  o peixe com óleo, mas não muito, pois se o óleo pingar no fogo pode fazer com que haja labaredas que vão prejudicar o preparo do alimento.

4. Não mexa demais!

O peixe também não deve ser mexido ou virado cedo demais, mesmo que ele não tenha ficado na melhor posição sobre a grelha. Nesse caso, as chances dele grudar são melhores.

Espere que a carne já esteja selada e mais firme para mexer ou virá-lo. Quando for mudar a sua posição é preciso fazer isso de maneira firme e ágil, usando, preferencialmente, uma espátula de metal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *