Pular para o conteúdo
Início » TODAS AS RECEITAS » Caldo de legumes caseiro econômico, usando cascas e talos

Caldo de legumes caseiro econômico, usando cascas e talos

Hoje vou ensinar como fazer caldo de legumes caseiro econômico, utilizando só cascas e talos! Essa é uma ótima forma de evitar desperdício e deixar suas comidas ainda mais saborosas.

Quais cascas e talos posso usar?

Antes de mais nada é importante você saber que em muitos casos as cascas e talos reúnem propriedades muito nutritivas e acabamos não utilizando. Por exemplo, a casca da cebola contém ativos antioxidantes. Além disso, são nos talos onde encontramos as maiores concentrações de cálcio na maioria dos vegetais.

Mas, de fato, para fazer caldo nem todos os vegetais e legumes são indicados, não só por sabor, mas também por composição. Por exemplo, batatas contém alta quantidade de amido que não deixaria seu caldo tão líquido e poderia interferir no resultado final da sua receita.

Os mais indicados são:

CASCAS: cebola, alho, cenoura, abobrinha, pimentão, tomate. Você também pode incluir a ponta da cebola, cenoura e abobrinha.

TALOS: alho poró (pode incluir as folhas também), aipo, salsa, cebolinha, coentro e até mesmo couve e folhas do ramo de rabanete e cenoura.

Como armazenar os ingredientes para fazer o caldo

A ideia aqui é evitar o desperdício. A minha sugestão é ir acumulando as cascas e talos até ter quantidade suficiente para fazer uma boa quantidade de caldo.

Para isso, você pode ir congelando suas sobras em um pote hermeticamente fechado. Ah, e pode guardar tudo junto sem problemas. O ideal é armazenar essa base por até 3 meses no congelador, ok?

Caldo de legumes caseiro econômico
Caldo de legumes caseiro econômico

Como fazer caldo de legumes caseiro

INGREDIENTES

  • 3 a 4 xícaras de aparas, talos e cascas de legumes (cerca de 750 g)
  • 2 litros de água
  • Temperos a gosto (sugestões: sal, pimenta-do-reino, louro e alecrim)

MODO DE PREPARO

  1. Em uma panela, coloque as cascas junto com a água e os temperos para ferver em fogo baixo até reduzir bem.
  2. O ponto certo é quando o caldo estiver bem dourado.
  3. Passe o caldo por uma peneira e armazene em porções como desejar.

Posso congelar o caldo de legumes?

Com seu caldo pronto, pode ser que você não queira consumir tudo de uma vez. Para aumentar a durabilidade, uma ótima opção é o congelamento.

Para isso, você deve esperar seu caldo esfriar por alguns minutos, dividir em potes nas porções que desejar e levar ao congelador por até 3 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *