Maionese caseira é bem mais saborosa e saudável do que as industrializadas, além disso, com alguns truques simples você pode fazer a maionese perfeita!
Faça a sua versão preferida, seja com alho, ervas finas, rosê ou branquinha.
A maionese caseira fica incrível em lanches, na carne do churrasco, acompanhando aperitivos ou até como molho para saladas e peixes. O problema é que eventualmente a receita pode desandar e a consistência não fica como a gente gostaria. Mas fiquem tranquilos, porque separamos dicas práticas para a sua maionese caseira dar certo.
Confira as 5 dicas para fazer maionese caseira!
Antes de tudo, você deve ver se o copo do liquidificador esta bem sequinho.
Qualquer resto de líquido, até mesmo alguns pingos podem atrapalhar o ponto de sua receita. Então, enxugue bem! Esse é o primeiro passo para a sua receita dar certo.
1. Atenção à quantidade de azeite/óleo
O excesso de gordura na preparação é o erro mais comum.
Quando a proporção de azeite/óleo é maior do que a quantidade de ovo, você tem como resultado uma maionese sem consistência.
Colocar muito azeite/óleo desde o início da receita, diminui a capacidade de emulsão do ovo com o azeite/óleo. Então o segredo é adicionar aos poucos até conseguir a emulsão e consistência corretas. Dessa forma, você poderá regular melhor a proporção dos ingredientes e ter um melhor resultado.
2. Dica infalível
Depois que você colocar o ovo e o alho no liquidificador, adicione gotas de suco de limão ou vinagre e bata por cerca de 10 segundos. Só então comece a colocar o óleo em fio, batendo até que engrosse e fique branquinha.
Outro detalhe importante é cuidar com a quantidade de limão ou vinagre, dessa forma você não deixa a sua maionese caseira ácida demais!
3. Ovo em temperatura ambiente
Use sempre ovos frescos e pasteurizados, isso evita o risco de salmonela. Se ainda assim estiver receoso em usar o ovo cru, cozinhe antes de usar no preparo da sua maionese ou faça um receita sem ovo. É muito importante que o ovo esteja em temperatura ambiente para não perder o ponto.
4. Maionese sem ovo desandou?
Você pode também fazer a maionese caseira sem ovo substituindo esse ingrediente por ½ xícara de leite gelado ou um pedaço de pão. É essencial que o leite esteja bem geladinho!
Se você for usar pão, acrescente ele em migalhas embebidas em água, como uma massa. Use cerca de uma colher de sopa de pão.
O resto dos ingredientes e preparo continuam o mesmo.
5. A maionese não chega no ponto certo?
Se a sua maionese desandou, antes de tudo, tire a maionese do liquidificador e reserve em um recipiente, você irá usar novamente.
Um dos métodos mais usados para recuperar a maionese que desandou é adicionar uma colher de sopa de leite morno no liquidificador e bater até criar uma espuma. Em seguida, vá acrescentando lentamente, em fio, a maionese desandada. Use a velocidade média para bater até engrossar.
Para essa mesma técnica você também pode substituir o leite por 2 colheres de sopa de água morna.
DICAS
Independe da quantidade de vinagre ou limão (ácido cítrico) que você usou na receita, a maionese caseira não deve ser mantida por mais de três dias.
Mantenha a maionese em um recipiente de vidro bem fechado e coloque na geladeira assim que terminar de consumir. Deixar em temperatura ambiente faz com que os ingredientes comecem a oxidar mais rapidamente.
Agora é só colocar tudo em prática e fazer uma saborosa maionese caseira!