Pular para o conteúdo
Início » FAÇA E VENDA » Dicas de como tirar fotos de comida perfeitas para as redes sociais

Dicas de como tirar fotos de comida perfeitas para as redes sociais

Dicas de como tirar fotos de comida perfeitas para as redes sociais

Sim, agora vou falar das dicas de como tirar fotos de comida para redes sociais!

No post anterior, detalhei como fotos de comida bem tiradas podem fazer a diferença para o seu negócio. Estou abordando esse tema por causa da nova seção aqui do site o “Faça e venda”. Então, além das receitas, queria contribuir compartilhando dicas que ajudem vocês nessa empreitada!

- Continua após Publicidade -

Os 4 fatores essenciais para tirar fotos de comida perfeitas com o celular são: montagem, composição, iluminação edição.

E não se assustem, vou simplificar tudo aqui pra vocês!

- Continua após Publicidade -

1. Montagem

Pense no empratamento antes de tirar a foto e defina uma estética. Você quer que o prato pareça tão delicioso na foto a ponto das pessoas ficarem com vontade de comer.

Como definir a estética da foto?

Para definir a estética da sua foto comece pensando na comida que vai fotografar! Ela remete algo mais rústico, mais moderno, mais natural?!

- Continua após Publicidade -

Se você quer fotografar um prato mais natural, por exemplo, use elementos que lembrem a natureza. Madeiras, folhas ou ambientes externos como quintais e jardins funcionam muito bem!

Já para comida super colorida, como bolos de arco-íris ou smoothies, aposte em um fundo mais neutro e organizado sem muitos elementos.

Tábuas de corte e mesas de madeira funcionam super bem para massas, hambúrgueres, batas fritas e comidas bem caseiras. Se você ficar na dúvida sobre o estilo, opte por uma composição mais neutra, e deixe o foco principal na comida!

- Continua após Publicidade -

Além dos elementos como tampo da mesa e ambiente, os pratos e travessas também influenciam na estética.

Para bolos, tortas e pudins, aqueles suportes e pratos mais altos dão uma cara bem profissional. Para cupcakes, docinhos e outros quitutes os suportes de 3 andares também funcionam bem.

Ah, mas eu não tenho nada disso, e agora? Opte pelo neutro!

- Continua após Publicidade -

Se você está começando agora e ainda não tem pratos e travessas mais elaboradas, use um prato neutro, sem desenhos, e de preferência a cores que contrastem bem com a cor da comida, assim o destaque será maior.

Pense assim, se o seu prato é uma lasanha que predomina a cor amarela, use um prato azul ou outra cor que seja oposta para contrastar bem!

2. Iluminação

Uma boa iluminação é o segredo para qualquer foto boa! Quando for fotografar o seu prato, pense quais são as partes que você quer destacar. Talvez você queira mostrar a suculência de um molho cremoso, ou aquela massa de bolo bem macia.

Iluminar pela lateral é um ótimo jeito de dar destaque à parte que você quer enfatizar. Mas cuidado para não formar muita sombra do outro lado!

Uma das principais dicas de como tirar fotos de comida é aproveitar um local com boa claridade, dê preferência aos dias e lugares com bastante luz natural. Use uma outra luz direcionada para o ponto que você quer destacar e faça um teste. Se a luz lateral formar muita sombra vá movimentando a iluminação até chegar no ângulo ideal.

E se você não tem uma Ring Light, não tem problema! Use a luz de outro celular, ou até uma luminária para dar o efeito.

3. Composição e enquadramento

Ok, seu prato está montado, luzes direcionadas, é hora de pensar no enquadramento. Não existe certo ou errado nesse quesito, mas sempre tem o ângulo que realça mais as qualidades de um alimento ou refeição.

- Continua após Publicidade -

Novamente, pense em qual parte da comida você quer destacar. Por exemplo, ao fotografar um docinho gourmet, dê uma mordida e fotografe a maciez e textura da massa. Vá tirando fotos aproximadas de vários ângulos até achar o enquadramento ideal.

Nem todos os tipos de comida ficam bem fotografados em diagonal, por isso é bom testar. No caso de saladas e frios as fotos ficam melhores tiradas de cima.

Quando falamos em enquadramento uma coisa é fato! Evite fotografar a comida de frente, e nunca por um ângulo debaixo pra cima.

4. Edição

Fotos tiradas, posso sair correndo pra postar…muita calma nessa hora!

Depois de muitas fotos, muitos testes você tem a foto escolhida. Veja se os contrastes estão bons, se a imagem esta bem nítida e principalmente se coloque no lugar do observador.

Caso a foto precise de alguma edição, existem diversos aplicativos que são ótimos para isso! Particularmente gosto de usar o Adobe Light Room porque é bem completo, mas nada impede de você usar o próprio editor do Instagram.

Quando for editar uma foto, a menos que você já tenha bastante habilidade e noção sobre saturação, exposição, contraste etc…opte por fazer só pequenos ajustes para dar o toque final.

Se a foto estiver meio opaca, com as cores todas no mesmo tom, aumente um pouquinho o contraste. Ou ainda se a foto estiver escura, aumente um pouco o realce ou a exposição, dessa forma os brancos ficam mais claros e a foto mais iluminada.

Quando falamos de fotos de comida perfeitas para as redes sociais, as fotos mais claras com cores bem vivas fazem mais sucesso do que fotos escuras e com cores opacas.

Se depois das dicas ainda tiver dificuldades para tirar fotos dos seus quitutes, pesquise no google exatamente o que você procura e tente recriar a foto.

A fotografia de comida, assim como tantas outras habilidades, são desenvolvidas com prática, tentativa, erro e testes!

Espero ter gostado das dicas de como tirar fotos de comida para as redes sociais 🙂

Aproveite para ver mais dicas e receitas pra vender e ganhar uma renda extra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *