Pular para o conteúdo
Início » DICAS » Como diminuir a retenção de líquido? 4 dicas de alimentação para evitar o problema!

Como diminuir a retenção de líquido? 4 dicas de alimentação para evitar o problema!

Como diminuir a retenção de líquido? Mesmo que você não saiba exatamente a teoria, é possível que você já tenha sentido na prática os efeitos da retenção de líquido no corpo.

Isso porque uma das causas para reter líquido no corpo é o excesso de açúcar e gordura no organismo, que dificultam o processo de digestão e absorção de nutrientes. E o resultado não é nada agradável!

Publicidade

Alguns sinais são: inchaço no corpo, ressecamento da pele, dores de cabeça, entre outros desconfortos.

No entanto, se este for o seu caso, é possível diminuir a retenção de líquido com a própria alimentação, optando por ingredientes mais nutritivos e saudáveis que ajudam a eliminar as toxinas acumuladas.

Publicidade

Veja 4 dicas para diminuir a retenção de líquidos!

Como diminuir a retenção de líquido
Como diminuir a retenção de líquido

1. Cenoura é um ótimo antioxidante

O legume é antioxidante e tem poder diurético por conta de seus minerais, como silício e potássio. Além disso, a cenoura também é fonte de vitamina A, que faz muito bem para a hidratação da pele.

Uma dica de como diminuir a retenção de líquido é incluir cenoura nas suas refeições diárias. Sucos e caldos de cenoura são boas opções para o cardápio, e vale combinar outros alimentos termogênicos, como gengibre e a canela, para potencializar ainda mais o efeito.

Publicidade

Veja essa receita: Suco detox de laranja e cenoura com ingredientes termogênicos

2. Receitas com berinjela evitam o inchaço

Sabia que a berinjela é uma ótima aliada para minimizar a retenção de líquido?

Sim caro leitor(a), ela é rica em vitaminas, fibras e minerais, e assim como a cenoura, também tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento das células e garantindo o bom funcionamento do organismo.

Outro benefício da berinjela é que a água extraída do alimento também ajuda com a retenção de líquido e estimula a produção de urina. Por isso, as receitas com berinjela são aliadas para diminuir os inchaços e desconfortos no corpo.

3. Pepino pode ser seu melhor aliado

O pepino é composto por 96% de água, por isso é bem conhecido pelo seu alto poder de hidratação.

Publicidade

Então não deixe de consumir o alimento para limpar as toxinas do organismo, porque ele é altamente diurético e ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico do corpo.

O pepino é muito versátil e você pode usá-lo nas suas receitas de salada, por exemplo. Além disso, você pode usá-lo em molhos ou até como snacks saudáveis.

Outra opção é incluí-lo no seu suco detox, para repor os nutrientes e diminuir a retenção de líquido. Veja essa receita:  Suco verde com laranja e pepino

4. Suco de maçã alivia a retenção de líquido

O suco de maçã tem a função de desintoxicar as inflamações do corpo e, por isso, é uma boa pedida para quem está sofrendo com a retenção de líquido. Além de ser fácil de preparar, a maçã é rica em potássio, fósforo, vitamina A, B9, E e K.

Publicidade

Outra vantagem é que o suco de maçã também é delicioso por si só, mas, se você curte misturar sabores, a versão com limão fica muito refrescante e nutritiva.

Você também pode usá-lo em outras combinações na sua dieta detox. Veja essa receita: Suco detox para desinchar

É importante ressaltar que essas dicas são mais eficazes quando aliadas a uma alimentação diária balanceada e saudável.

1 comentário em “Como diminuir a retenção de líquido? 4 dicas de alimentação para evitar o problema!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *